Contorno Corporal Composto

Haroldo Luiz Pereira - Aris Sterodimas

A cirurgia estética da região tóraco-abdominal é um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica. A combinação de lipoaspiração circunferencial, lipoenxertia glútea e/ou dos membros inferiores, e as abdominoplastias transversais como procedimento adjuvante, feitos todos em um único tempo cirúrgico não é muito comum. Os autores apresentam um estudo prospectivo da técnica cirúrgica, complicações e a alta satisfação dos pacientes em geral. Um total de 64 pacientes do sexo feminino consecutivas foram operadas entre janeiro de 2004 e janeiro de 2007. Todas as pacientes que foram incluídas no estudo eram candidatas a uma abdominoplastia clássica. Lipoaspiração posterior e lateral assistida por seringa combinada com lipoenxertia glútea e/ou de membros inferiores foi realizada.

Lipoenxertia autóloga foi feita na região glútea para aumento e nos membros inferiores para corrigir deformidades no contorno. Lipoaspiração ântero-lateral com abdominoplastia transversal modificada foi feito como procedimento auxiliar. A satisfação geral com a aparência do corpo após Contorno Corporal Composto foi avaliada em uma escala de 1-5.

De 1500 a 4600 ml de gordura foi obtido com a lipoaspiração (média = 2.478 ml). Quarenta e cinco pacientes fizeram lipoenxertia apenas na região glútea. Seis pacientes fizeram lipoenxertia em membros inferiores e treze fizeram a lipoenxertia em ambas regiões. A quantidade de gordura transplantada para as nádegas variou entre 164 e 625 ml (média = 346 ml) e para os membros inferiores variou entre 75 e 270 ml (média = 195 ml). Três pacientes (5%) sofreram complicações prematuras incluindo infecção (3%) e formação de hematomas (2%). Nove pacientes (14%) tiveram complicações posteriores, incluindo cicatrizes hipertróficas (7,5%), dobras (4,5%) e se submeteram a cirurgia corretiva. 63% relataram que sua aparência após o Contorno Corporal Composto estava "muito boa" ou "excelente"; 21% e 27% relataram que sua aparência estava menos que "boa" (7% "regular" e 3% "pobre"). A média de tempo de acompanhamento foi de 3.2 anos (entre 2 e 5 anos).

A técnica de Contorno Corporal Composto combina lipoaspiração circunferencial, lipoenxertia glútea e de membros inferiores e abdominoplastia transversal modificada para alcançar um resultado estético muito bom em um único tempo cirúrgico com baixa taxa de complicações e alta satisfação dos pacientes.

fonte:Aesthetic Surgery Journal