Síndrome de Poland: um resultado estético satisfatório após tardia remoção de seroma e implantes sem reinserção

Luiz H. Pereira, MD, e Aris Sterodimas, MD, MSc

Nós apresentamos um caso de seroma atrasado com formação de cápsula fibrosa após a inserção implantes de silicone gel texturizados para a correção cirúrgica da Síndrome de Poland, apesar de intercorrências intra-operatórias e pós-operatório precoce. O resultado obtido após o tratamento do seroma sem reinserção de implante foi esteticamente satisfatória. (Estética J Surg 2008; 28).

Há poucos trabalhos publicados sobre o tratamento da Síndrome de Poland por implantes de silicone que possam ser encontrados na literatura médica e a maioria deles são relatos de caso. O uso de implantes de mama está associado a uma série de complicações, incluindo hematoma, seroma, infecção, alteração de sensação nos mamilo, assimetria, e contratura capsular. Este relatório de caso apresenta um seroma atrasado com formação de cápsula fibrosa após inserção de implantes de silicone texturizados para o tratamento da Síndrome de Poland e resultado estético satisfatório após a remoção e reinserção do implante.

O exame físico apresentou assimetria das mamas. A mama esquerda da paciente estava mais firme e maior do que a direita. Os Resultados dos testes laboratoriais de rotina festavam normais. A ultrassonografia da mama mostrou um volume significativo de líquido envolvendo toda a extensão do implante. Aspirações do líquido sob a orientação do de ultrassonografia foram tentadas. Uma amostra do fluido foi enviado para cultura e voltou com resultado negativo. Antibióticos de largo espectro foram prescritos antes dos resultados da cultura e foram continuado por sete days. A paciente foi diagnosticada como tendo um seroma atrasado.

fonte:Aesthetic Surgery Journal