Rinoplastia (Cirurgia de Nariz)

Indicação:

A cirurgia de rinoplastia é indicada para corrigir deformidades traumáticas ou naturais, que podem ser resultado de fatores genéticos, características familiares e raciais. Em algumas pessoas, o crescimento da cartilagem pode ocasionar a necessidade de uma rinoplastia. Os traumas que por ventura ocorrem, devido a acidentes, são indicativos para a cirurgia de rinoplastia, já que afetariam a estrutura nasal.

Segundo o cirurgião plástico Luiz Haroldo Pereira, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro, a rinoplastia é realizada na estrutura nasal para melhorar a estética, mas também a respiração do indivíduo. A indicação para a realização da cirurgia de rinoplastia é avaliada por cirurgiões plásticos. Nos casos em que se recomenda a rinoplastia por anomalias de crescimento, somente o exame clínico é suficiente para a realização da cirurgia. As deformidades no nariz pós-trauma exigirão exames de imagem, como a tomografia computadorizada.

A análise funcional do nariz é outro passo para a realização da rinoplastia, que consiste em saber se o paciente respira bem, ou seja, se possui outros problemas nasais, como por exemplo, desvio de septo, hipertrofia dos cornetos e rinites. A avaliação deve ser feita por um otorrinolaringologista que deve passar um laudo do diagnóstico para o cirurgião plástico.

cirurgia pode ser tanto rinoplastia aberta como rinoplastia fechada, que se diferenciam quanto ao local do corte. As incisões são feitas "dentro do nariz" ou nos sulcos. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, as duas pequenas cicatrizes ficam localizadas nos sulcos entre as asas e a face e tornam-se praticamente imperceptíveis com o passar das semanas. Outras vezes, uma cicatriz imperceptível é inserida na columela(parte inferior do nariz).
Cada caso é estudado minuciosamente, objetivando dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências do rosto, para um equilíbrio estético entre o nariz e face. O Dr. Luiz Haroldo, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro,  esclarece que o mais importante é preservar a autenticidade da face, respeitando os limites de cada paciente.

Anestesia:

A cirurgia de rinoplastia é feita com anestesia geral ou local com sedação.

Duração:

A cirurgia de rinoplastia dura em média de 1 a 3 horas.

Tempo de hospitalização:

A internação é de cerca de 12 horas.

Recuperação:

Em 12 meses depois da rinoplastia, pode-se obter o resultado final.