Ritidoplastia (Lifting Facial)

Indicação:

Queda da ponta do nariz, rugas finas nos lábios e queixos, excesso de pele e bolsas nos olhos, sobrancelhas caídas e rugas profundas frontais podem ser fatores para uma ritidoplastia, a cirurgia completa da face. A ritidoplastia é indicada para pessoas que apresentam rugas, flacidez da pele e para melhorar a musculatura facial. A ritidoplastia trabalha para corrigir a flacidez na face, reposicionar a musculatura da face e retirar o excesso de pele. É comum associar a ritidoplastia a cirurgia de pálpebras onde é retirada pele e bolsas de gordura.

O cirurgião plástico Luiz Haroldo Pereira, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro, explica pontos importantes a serem levados em conta pelo paciente que deseja fazer a ritidoplastia. Deve-se verificar se existem rugas profundas, sulco do canto do nariz para o canto da boca, se houve quedas das bochechas ou da maçã do rosto, perda do contorno da mandíbula, entre outros.

A duração do resultado da ritidoplastia pode variar de uma pessoa para outra, embora os tecidos que foram retirados não voltem, o processo de envelhecimento continua. Como exemplo, podemos citar a ritidoplastia para uma pessoa com 50 anos e aparência igual à idade. Após a cirurgia de ritidoplastia, ela ficará com a aparência de 40 anos, e quando tiver com 60 vai parecer ter 50 anos.

Após fazer a ritidoplastia, algumas pessoas sentem a necessidade de fazer uma nova cirurgia, outras pessoas não. Nesse caso, os fatores são variáveis, dependendo da hereditariedade e estilo de vida, alimentação e cuidados especiais com a pele da face.

Anestesia:

A ritidoplastia pode ser executada sob anestesia local e sedação ou anestesia geral, depende da extensão do procedimento e das preferências do paciente e do cirurgião.

Duração da cirurgia:

A ritidoplastia dura em média de 3 a 5 horas.

Tempo de hospitalização:

A internação é de cerca de 2 dias.

Resultado:

O resultado da ritidoplastia pode ser visto em aproximadamente 20 dias após a cirurgia.